sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MEIO AMBIENTE E SUAS DIVERSIDADES

TÍTULO: Meio Ambiente e Suas Diversidades 
EQUIPE DE ELABORAÇÃO: Ivaldo Vale  e demais Professores de áreas afins.         
INSTITUIÇÃO: U. I. Desembargador Nicolau Dino
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental.  

COMPONENTES CURRICULARES
Ensino Fundamental – Ciências(Química,Física,Sociologia, Filosofia e História)  


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
05 aulas de 45 minutos

CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Atualidades no que diz respeito ao tema proposto.
Exploração do conteúdo através dos principais veículos de comunicação.

1 - JUSTIFICATIVA:
A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes,surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível .
Nos últimos anos,a exploração dos recursos naturais,passou a ser feita de forma demasiadamente intensa.recursos não renováveis,como o petróleo,ameaçam escassear.de onde se retirava uma arvore,agora retiram-se centenas.e são essas as diferenças determinantes para a degradação do meio  onde se insere o homem.sistemas inteiros de vida vegetal e animal são tiradas de seu equilíbrio.e a riqueza,gerada num modelo econômico que propicia a concentração da renda,não impede o crescimento da miséria e da fome.é preocupante,no entanto,a forma como os recursos naturais
E culturais vem sendo tratados. poucos produtores conhecem ou dão valor ao conhecimento do ambiente do meio em que atuam.nesse contexto,fica evidente a importância de se educar os futuros cidadãos brasileiros para que,como,empreendedores,venham agir de modo responsável e com sensibilidade conservando um ambiente saudável no presente e para que no futuro possa atuar na sociedade cumprindo suas obrigações,exigindo e respeitando os direitos próprios e os da sua comunidade.por tanto é necessário ressaltar que a educação ambiental leva a mudanças de comportamento pessoal e atitudes e valores de cidadania,que podem ter fortes conseqüências sociais.




2 - OBJETIVOS:

2.1 Geral:

Percebe-se integrante dependente e agente transformador do ambiente identificando seus elementos e as interações entre eles,contribuindo ativamente para a melhoria do meio social.

2.2 Específico:

Conhecer e compreender,de modo integrado e sistêmico,as noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
   Adotar postura na escola,  em casa e em sua comunidade que os levem a construtivas justas 
  ambientalmente sustentáveis.
   Perceber,em diversos fenômenos naturais,relações de causa e efeito que condicionam a vida     no espaço e no tempo.

3 -  PROBLEMA:
Por ser uma questão social surge a preocupação por parte dos indicadores e educando de trabalhar questões graves, que se apresentam como obstáculos para a concretização da plenitude da cidadania afrontando a dignidade das pessoas e deteriorando sua qualidade de vida.

4 -  METODOLOGIA:

4.1 Método de abordagem:
Serão abordados métodos criativos e inovadores
4.2 Técnicas:
As técnicas utilizadas para o desenvolvimento do projeto serão pesquisas  de campo, além da pesquisa bibliográfica e confecções de materiais.
Visto que durante l996 o MEC/SEF define as grandes diretrizes básicas que deverão orientar os processos de ensino aprendizagem no ensino fundamental.Entre elas se incluem novos temas, denominados como temas de relevante interesse social entre os quais se encontram meio ambiente, sabemos nós que inclusão de perspectiva ambiental nos currículos consiste no módulo de ver o mundo em que se evidenciam as inter- relações e a interdependências dos diversos elementos da constituição e manutenção da vida em termos de educação essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano.
   Essas pesquisas tendo suporte o Laboratório de informática de nossa escola, que terão como    elemento alunos e professores em busca de melhores informaçãoes sobre o tema.

5 - EQUIPE ENVOLVIDA 

Todos os profissionais em regência da U.I. Desembargador Nicolau Dino, com  as principais cadeiras envolventes ao tema, mediante apoio da Coordenação Pedagógica.







6 -  RECURSOS:

-Computadores
-Data show
-Pendrive
-Sub woofer
-Câmera digital
-Revistas
-Jornais
-Banner
-Tela de Projeção
-Mural informativo
 

 7 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.
A partir do mês de setembro, com culminância no mês de outubro de 2011.

 8- .AVALIAÇÃO.

Relativo ao meio ambiente, parte se do princípio que, os conteúdos deste como de outros temas transversais estarão abordados como partes integrantes das diversas disciplinas do núcleo comum.
 De acordo com os conhecimentos científicos e de procedimentos  é importante o professor desenvolver suas capacidades nos alunos através de observações e compreensão  da realidade de modo integrado superando e indo além da abordagem analítica proporcionando o acaso e ensinando procedimentos de modo que os alunos nos possam tomar decisões e atuar de fato  exercer postura  que demonstrem  aquisição e exercício de valores relativos a proteção ambiental  e a garantia da qualidade de vida para todos.


9 - BIBLIOGRAFIA E WEBGRAFIA.



Editora Editora do Brasil
Área FÍSICA GERAL
Idioma PORTUGUÊS
Número de páginas 31
Edição 2000
ISBN 8510026513


Nenhum comentário:

Postar um comentário